terça-feira, 5 de julho de 2011

Potó: a maldição

Vocês que não moram no eixo Piauí - Maranhão - Ceará, não conhecem o potó. Nem queiram! Essa praga é pequenininha, mas com estragos porretas: ele solta um líquido básico que queima em contato com a pele, causando queimaduras de até terceiro grau. Essa época de calor aqui em Teresina faz com que eles apareçam direto, geralmente perto de luzes, mas também dando o ar da graça numa das suas belas noites de sonho.
Eu já fui "mijada" por potó zilhões de vezes, a pior delas foi na lateral toda do pescoço, fazendo com que eu não mexesse a cabeça direito. Ardia pra caramba, era carne viva. Urgh! Ganhei essa marquinha depois de ter sorrido da cara de uma menina que estudava comigo e tinha sido mijada bem no olho. Imagina aí! Fiquei mangando dela, dizendo que o potó era macho e blábláblá. O que me acontece? No outro dia, PIMBA! E isso aconteceu outras vezes, sempre quando eu sorria de alguma vítima do potó.
Bem, pode ser impressão minha, mas o fato é que depois que aprendi a lição de não rir dos coleguinhas potorizados, nunca mais tive um mijo de potó sequer.


Dica: como sempre fui uma boa aluna da Escola Dom Bosco (cof cof), lembro-me de uma aula de química que o professor disse como evitar o estrago do potó. Quando você vir que um potó pousou em você, depois de tirar ele o mais rápido possível, passe vinagre em cima. Não, não vai arder, pelo contrário. Só vai ficar aquele azedume, mas nada que um banho não te deixe cheiroso(a) de novo. Enfim, deixa eu explicar: leeeembra daquela bendita aula sobre sal, base e ácido? Então vamos lá. O potó elimina um líquido básico, ou seja, uma base. Para neutralizar essa substância, pode-se usar um ácido, no caso o vinagre. Ou seja, BASE + ÁCIDO = SAL + H2O. Dá super certo! Lembro que um ano desses aí, eu tava na praia do Teresina Shopping e senti algo andando em mim. Apertei por cima da camisa e era um potó! Ou seja, tirei todo o sumo do veneno esmagando ele! Fiquei louca e saí correndo nas barraquinhas de comida pedindo vinagre e ninguém tinha. Até que veio a luz e pedi um vinagrete! Deu super certo e evitei uma bela queimadura. Agora me diz: eu seria uma boa médica, hein? hahahahah

Espero que sirva!

Love :*

3 comentários:

Vera disse...

Ahahahahahaha!
Texto engraçado, e claro, cheio de informações importantes.
Quem nunca levou uma boa (má) mijada de potó, que atire a primeira pedra.

Um beijo.

Bonita disse...

Aprendi a não ir direto com o "mãozão" matando um inseto que pousa em mim com o Potó

Anônimo disse...

Acredito que suco de limão faz o mesmo efeito, pois é ácido.

Bjsssss

Principe.doprazer@yahoo.it

Postar um comentário