sexta-feira, 29 de julho de 2011

Festa do Sol

Fui pra Barra Grande essa semana e voltei renovada. Fiquei só dois dias no paraíso e já estou de volta à Terehell. Fui com a proposta de fazer a rehab de tecnologia, de maquiagem, neuras, e toda coisa que a cidade nos impõe. Para não dizerem que sou totalmente desprendida, levei o secador, e nem sequer usei.
Sempre que vou por lá fico tão pouco tempo e sempre volto com a ideia de virar caiçara, daquelas com a pele dourada que eu tanto invejo e aquele cabelo de maresia, sempre com uma flor no cabelo. Claro, tentei ficar assim nesses dois pouquíssimos dias, mas não adiantou muito, mesmo com bronzeador.
Fomos eu, meus pais e o namorado que tá aqui me visitando. Meu pai levou o anzol e lá vai ele encarnar o marinheiro pescador, e até que deu certo. Na Pedra do Sal, em Parnaíba, ele pegou um coró, peixe amarelinho e pequeno, mas muito saboroso quando frito (só comi assim). Só pegou um, depois de muito tentar e usar quase todas as iscas! Já em Barra Grande, fez amizade com um pescador da região e logo 6h da manhã saiu de barco pro meio do mar para pescar. Voltou com um pargo, lagostas (!!!!) e um peixe que não lembro qual é. Achei foi vantagem, pois nunca tinha comido lagosta na vida. Além de pescar, meu pai também preparou o menu, que foi desde caranguejada (nunca comi uns tão gostosos e carnudos) a peixada dos pescados dele, passando por muito camarão, que a gente compra bem baratinho dos pescadores.
Tudo isso só foi possível porque ficamos hospedados na pousada Camboas, da minha dentista da infância e muito muito muito querida, a tia Luzia Brito. Lá é tudo bem simples e tem a cozinha completinha para os hóspedes usarem, que é uma mão na roda para quem quer economizar e preparar a própria comida, já que com a divulgação da BG, atrai turistas e logo os preços dos restaurantes aumentam e muito! Já se ouve por lá francês, alemão, espanhol, inglês dos turistas branquelos que viram camarão com o sol tão forte.
Barra Grande é um povoado do município de Cajueiro da Praia, que tem, na minha opinião, a melhor praia dos 66km de área litorânea do meu estado. Tudo lá é tudo muito charmoso, o banho de mar é calmo e quentinho e a noite é bem aconchegante com a ruazinha toda iluminada por lâmpadas dentro de peças artesanais feitas de barro, bem fofas. Indico o bar Manga Rosa, que tem uma roska de kiwi bem gostosa e música boa!
Já em Cajueiro da Praia, na cidade mesmo, tem uma praia deserta LINDA LINDA LINDA, porém sem nenhuma estrutura para receber turistas, pois não oferece o serviço de bar. Mas isso talvez seja a beleza do lugar, que não tem UM LIXO SEQUER na orla. Lá tem o projeto Peixe Boi, do IBAMA, onde eles monitoram os bichinhos que vivem lá soltos, ao invés de cativeiro. É a maior reserva brasileira da espécie de forma livre. Há os pontos de observação que não cheguei a ir, mas fica pra próxima. Por lá, há pescadores que respeitam o espaço e a preservação. Eles se divertem vendo os peixes-boi, que são mansos e bem acostumados com a presença humana. Enfim, voltemos à praia, que tem também o maior cajueiro do mundo, desbancando o de Natal, e ele fica bem na praia dando uma vista mais bonita ainda para aquele lugar. O mar, azul claro, longe e com algumas pedras, faz os olhos brilharem.
Sempre me orgulho bastante do meu estado, das potencialidades dele e Barra Grande é a menina dos meus olhos. Ainda vou ter uma casa lá, mas vai demorar um tempo ainda. O plano para os próximos tempos é passar uns 20 dias sem computador, secador, chapinha, celular, maquiagem, futilidades e mesmo assim ser feliz com muito! :)


"Dia de luz, festa do sol, um barquinho a deslizar e a vontade de cantar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário